No dia 19 de janeiro de 2016 as turmas A e B do sétimo ano do Instituto dos Pupilos do Exército, acompanhadas pelas docentes Isabel Dias, Teresa Abrantes e Alexandra Gonçalves, participaram numa Visita de Estudo a Estremoz, onde visitaram o Centro de Ciência Viva e uma Pedreira de Mármore.

Esta atividade teve como principais objetivos os seguintes:
– consolidação de conhecimentos, de um modo simples e informal mas sem quebra de rigor, usando o impacto visual e a experimentação na concretização de aspetos mencionados nas aulas de Ciências Naturais, Geografia, Físico-química e História.
– através da exploração de uma série de módulos interativos, perceber o fascinante funcionamento do nosso Planeta;
– compreender, através da visita a uma exploração de mármores em laboração, a génese das litologias presentes e a sua relação com a topografia da região;
– sensibilizar para os problemas sociais, económicos e ambientais decorrentes dos processos de exploração desta rocha ornamental;
– conhecer e valorizar as paisagens e o património natural/histórico;
– compreender a influência da Dinâmica Interna da Terra na Génese das rochas metamórficas em geral e dos mármores em particular.
– observar estruturas geológicas: dobras e falhas.

Como parte da planificação da visita, foi elaborado um guião com o objetivo de ser distribuído aos alunos no início da mesma, para que, com o seu preenchimento, todos pudessem registar aspetos importantes abordados, além de constituir simultaneamente instrumento de avaliação.

Os alunos demonstraram muita curiosidade, interesse e espírito crítico face aos temas abordados e atividades desenvolvidas. Participaram de forma entusiástica, colocaram dúvidas e responderam corretamente a muitas das questões que lhes foram colocadas pela equipa técnica do CCV de Estremoz.

A atitude geral, tanto relativamente às várias etapas da visita como no que respeita ao preenchimento individual do referido guião, foi muito positiva e proveitosa do ponto de vista da aprendizagem, tendo-se registado um excelente aproveitamento das boas condições proporcionadas pelo CCV para este género de atividades.

Como apreciação final, considera-se que os objetivos delineados foram plenamente atingidos.

As professoras acompanhantes: Isabel Dias e Teresa Abrantes
A professora organizadora: Alexandra Gonçalves